MERCADO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: CONFIRA O PANORAMA NESTE POST COMPLETO

Você que é um empreendedor e está em busca de conhecer melhor o panorama completo do mercado audiovisual não pode perder este post que preparamos para sua evolução profissional. De acordo com o “Anuário BRAVI 2018-2019”, realizado pela BRAVI (Brasil Audiovisual Independente), foi possível verificar uma maior descentralização nos movimentos do mercado audiovisual, além de uma busca pela identidade nacional, que se adapta às novas tecnologias. 

O processo que citamos acaba gerando uma crescente internacionalização de conteúdos. Da mesma forma que podemos analisar o aumento das mudanças que vêm ocorrendo no cenário audiovisual. Pensando nisso, vamos apresentar ao longo do artigo o panorama completo desse setor, para que você esteja preparado para o mercado. Fica com a gente?  

Como está o mercado audiovisual brasileiro hoje?

De acordo com os dados divulgados pelo Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, houve um aumento no número de público nos filmes brasileiros. Em 2014, o número registrado foi de  155.612.992 pessoas. Já em 2018, o número subiu para 163.454.506. Esse aumento também foi perceptível com o número de produtoras registradas, que era de 963, em 2014, e passou para 1.015, em 2018. 

O “Anuário BRAVI 2018-2019” confirmou que houve US$ 45 milhões em resultados de negócios internacionais entre coproduções, prestação de serviço para cliente do exterior  e licenciamento. Esses negócios internacionais representaram um aumento de 35% sobre o ano anterior. 

Ainda de acordo com o “Anuário BRAVI 2018-2019”, foi verificado que as coproduções internacionais representam 83% desse montante, trazendo grande destaque para a animação brasileira, que conseguiu US$ 3 em cada US$ 4 negociados. 

Qual o perfil do profissional de produção audiovisual?

Se você busca empreender, saiba que investir em produção audiovisual pode ser uma ótima ideia para quem simpatiza com a área. Além de ser criativo, o perfil desse profissional está ligado a ser estrategista, para saber negociar. 

Ter conhecimento sobre o mercado audiovisual também é fundamental. Fazer uma faculdade é importante para adquirir conhecimentos. Entretanto, é preciso que o profissional busque investir em cursos de curta duração para que haja uma complementação na sua formação. 

Quais os principais segmentos de atuação para um videomaker?

videomaker é o profissional responsável por todas as etapas do processo de criação de um vídeo. Agora, você sabe quais são seus principais segmentos de atuação? Continue a leitura!

Na pré-produção, o videomaker é responsável por planejar todo o projeto, no qual decide todas as abordagens para que tudo ocorra sem erros. Alguns exemplos de pré-produção: participar das reuniões de brainstorming, ajudar na elaboração do briefing, escolher os equipamentos que serão necessários para as cenas e elaborar o roteiro.

A segunda etapa é a da produção, que é a parte prática da criação do vídeo. Aqui, o profissional se responsabiliza para que tudo saia como planejado no roteiro, incluindo a organização do set de filmagem. Nesse processo, também está incluído a filmagem e direção de cenas.

Na terceira etapa, o videomaker é responsável pela pós-produção, e fica sob sua responsabilidade realizar a edição do vídeo que foi feito durante o processo de produção. Entre as atribuições dessa etapa estão: desmontagem do cenário, edição e montagem do vídeo, além de exportação do conteúdo.

Quais as principais tendências para o setor?

O mundo do audiovisual nunca esteve tão em alta como agora. As pessoas estão cada dia mais consumindo conteúdos em vídeo. Isso é reflexo da grande movimentação de fabricantes e aplicativos para restringir o tempo médio de consumo em uso de posts, vídeo e informação em suas propriedades. Por isso, apresentaremos algumas tendências para o setor. Não vai perder, hein?

TV corporativa

Um dos desafios da comunicação interna de uma grande empresa é fazer com que as informações da organização sejam disseminadas para todos os colaboradores de forma rápida e correta, sem que haja ruídos na comunicação. Por isso, a TV corporativa está em alta e é considerada uma das principais tendências para o setor.

A TV corporativa tem o papel de informar aos colaboradores tudo o que acontece de relevante na companhia e que é de interesse de todos. É possível colocá-la em pontos estratégicos, como corredores, refeitórios e departamentos, para que fique acessível a toda equipe. 

Entre os benefícios que esse meio de comunicação oferece estão: potencializar as ações de endomarketing, acompanhar processos, realizar a promoção e integração dos funcionários, além de aumentar o alinhamento entre as metas dos colaboradores e da empresa. 

Essa tendência acaba se tornando uma ferramenta dinâmica e poderosa na comunicação, ao entregar informações certas para os profissionais certos, em um tempo hábil. 

Motion graphics

motion graphics é criado em conjunto com fotos, textos e imagens, além de outros tipos de vídeos utilizados para compor um produto que tenha um grande impacto visual. 

Em sua criação, o motion graphics  utiliza técnicas de cinema e animação. O seu diferencial é o fato de não ter história ou roteiro definidos. Entretanto, seu principal objetivo é transmitir uma mensagem, sendo uma ótima opção para vídeos corporativos. 

Vídeo vertical

O vídeo na vertical é uma das grandes tendências do mercado audiovisual devido ao seu consumo nos dispositivos móveis, que está cada vez mais em alta. Eles passam a ter uma performance melhor por ocupar um espaço maior da tela e chamar mais atenção.

Além disso, tais vídeos levam os consumidores a tomarem ações reais no mundo real. Por isso, é importante que o profissional de audiovisual planeje os vídeos de acordo com a plataforma que será consumida. A versão de vídeos horizontais é bem vista em dispositivos tradicionais, como TV e notebook. Já a versão vertical é preferível para os dispositivos móveis. 

Videomarketing

O consumo de vídeos da internet tem crescido de forma acelerada — com o YouTube, Facebook, Instagram e Netflix —, o que torna esses registros tendências na produção audiovisual, fazendo com que pessoas vendam seus produtos e serviços com o videomarketing.

Para se ter uma ideia do que estamos falando, no Brasil, em 2018, dos 209.000.000 habitantes, mais de 139.000.000 usaram a internet. Desse total, 127.000.000 utilizam o  Facebook e mais de 80% dessas pessoas consomem vídeo. 

Portanto, o videomarketing é uma estratégia que vem cada dia mais dando certo, devido ao seu grande alcance de público cada vez mais selecionado. Isso faz com que qualquer marca aumente muito a venda dos seus produtos

Videomapping

Já se deparou com os vídeos nas superfícies das escadas, chão e parece?  Apostamos que sim! Essa tendência do videomapping está se disseminando cada vez mais no setor, devido ao barateamento da tecnologia e aumento do número de pessoas que estão se profissionalizando na área. 

Tais inovações nas superfícies em 3D estão se tornando cada vez mais frequentes, aumentado a forma como as pessoas consomem o audiovisual, e surpreendendo quem estiver assistindo. 

Quais as principais inovações tecnológicas do mercado audiovisual?

O mercado audiovisual está em constante transformação devido aos avanços tecnológicos que vêm surgindo. Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas inovações que podem ser encontradas nas produções audiovisuais.

Drones

drone está entre as inovações tecnológicas do mercado audiovisual que chegaram para ficar. Ele se tornou uma ferramenta essencial para os cinegrafistas pelo fato de dar a liberdade de se fazer takes unilaterais, independentemente da altitude e do âmbito do diretor. Além de ser composto com fibra de carbono, pouco plástico e metal, o que torna o equipamento mais leve. 

Os drones têm variados tipos e preços, o que permite fazer belas capturas de imagens e vídeos, levando a uma edição mais precisa e com objetivos alinhados ao desejo do cliente. 

Por isso, é importante que o profissional de audiovisual esteja preparado para ofertar esse serviço aos seus clientes, trazendo um trabalho bem feito e diversificado. Fazer cursos é uma boa opção para iniciantes. 

Câmeras compactas

Foi o tempo em que câmeras maiores significavam ser mais potentes do que as compactas. Quem é do mercado audiovisual sabe muito bem que o importante não é o tamanho do produto, mas sua qualidade em entregar os resultados satisfatórios. Com o avanço tecnológico, as câmeras digitais e compactas tomaram o lugar dos grandes equipamentos. 

Hoje, já é possível fazer muito mais atividades com os equipamentos que cabem na palma da mão. Além de serem mais práticos na hora de realizar as filmagens e fotos, com maior leveza, eles também podem ser levados na mochila, sem causar problemas com deslocamento. 

One Touch

One Touch traz a centralização de várias funções com apenas um toque. Essa tecnologia é possível por meio de uma câmera ultra-compacta 4K que, com uma única fonte de captação, faz vários cortes, podendo ser um show, jogo de futebol ou debate, por exemplo. 

Por meio da câmera ultra-compacta 4k, também é possível realizar transmissão do áudio e vídeo, via wi-fi, com streaming para as redes sociais. Além disso, sua qualidade é ligada diretamente à internet, em tempo real.

Realidade virtual

A realidade virtual está cada vez mais presente na sociedade e nas produções audiovisuais, seja como recurso de comunicação com os clientes, instrumento de entretenimento, ou até mesmo no treinamento de pessoas. Mas o que isso realmente significa? Continue a leitura!

O conceito de realidade virtual está atrelado a uma técnica que une conceitos de design e cinema. Podemos citar como exemplo os jogos tecnológicos que usam óculos VR (do inglês, Virtual Reality), os quais permitem que as pessoas tenham a sensação de estarem dentro do ambiente virtual e fictício. Isso faz com que  elas tenham as mais variadas experiências, como medo, alegria, tristeza, dependendo da situação em que está inserida. 

Essa tecnologia, também, vem se disseminando no mercado imobiliário, possibilitando que os clientes em potencial “visitem” imóveis sem a necessidade de comparecer fisicamente. A tendência é que a realidade virtual atinja cada vez mais setores e aqueça o mercado audiovisual.

Como o marketing pode influenciar na produção audiovisual?

marketing está cada vez ganhando mais espaço na produção audiovisual. Isso acontece porque as pessoas estão cada vez mais conectadas às mídias e plataformas digitais. Não é à toa que 70% dos consumidores do mercado B2B preferem ver um vídeo antes de comprar um produto ou serviço.

De acordo com o YouTube, a previsão é que até 2020 o consumo de vídeo será maior do que o da TV. Com isso, é perceptível que a produção audiovisual tende a crescer em larga escala, o que acaba por influenciar diretamente na veiculação das publicidades e na forma que o marketing é feito. 

Isso tudo é um grande ganho para quem já é profissional do mercado de audiovisual ou quem pretende iniciar a carreira nesse mercado promissor. Ficou interessado em abrir uma produtora? Confira o próximo tópico. 

O que fazer para abrir uma produtora de vídeo no mercado audiovisual atual?

Vimos que o mercado de audiovisual está bem promissor, não é mesmo? Então, talvez, essa seja a hora de você tirar seus planos do papel e abrir sua própria produtora de vídeo. Sabemos que realizar esse sonho do “zero” é difícil. Contudo, você sabia que é possível investir em uma franquia de produção audiovisual? Pois é!

Essa opção é mais vantajosa do que possa imaginar, visto que é possível iniciar o trabalho de empreendedor com o nome de uma empresa que já tem notoriedade no mercado. Ao se tornar um empreendedor do mercado audiovisual, o profissional passa a ter todo o aporte necessário de gestão do franqueado, o que permite que ele desenvolva seu trabalho da melhor forma, ganhando autoridade e aumentando ticket, vendas, negócios e oportunidades

É notório o crescimento do mercado audiovisual e sua evolução constante. Por isso, se você pretende se especializar na área, não deixe de fazer cursos de aperfeiçoamento. Caso deseje empreender em produção audiovisual, não se esqueça da dica que demos sobre franquia, que é uma ótima opção de custo-benefício. O sucesso profissional está em suas mãos. Pense nisso!