Fugir do comum é sempre uma boa ideia para chamar a atenção e conseguir maior engajamento. Quando falamos de vídeos corporativos, é comum pensarmos em uma câmera estacionária, focada em uma pessoa que está fazendo uma explanação. Contudo, eles podem ser bem mais interessantes que isso, basta ser criativo nas ideias para vídeos!
Existem diversos formatos, técnicas e estratégias de se fazer bons vídeos corporativos. Assim, seja na apresentação da empresa, em filmes técnicos de instrução e cursos, ou mesmo programas para TV corporativa, é preciso investir um pouco mais na criação e torná-los atraentes para o colaborador.
Aguce sua inspiração nessas com as deias criativas que trouxemos para você neste post. Confira!
1. Conte uma história
Um das técnicas inspiradoras para fazer bons vídeos — e que geram engajamento! — é o storytelling, ou simplesmente, em tradução livre, contando uma história. Essa forma de fazer vídeos se baseia em criar um enredo ilustrativo, mostrando o desenvolvimento de personagens dentro da temática abordada.
Uma das suas principais vantagens é a formação de um vínculo empático entre o espectador e o vídeo a partir do reconhecimento da situação como algo pessoal. Uma boa história cria emoção e facilita a fixação da informação transmitida na lição final.
2. Ensine a fazer por si mesmo
Os vídeos do gênero DIY (Do It Yourself), ou faça você mesmo são um grande sucesso na internet e podem também ser nas empresas. Esse tipo de vídeo age como um manual ilustrado e em movimento, ensinando a fazer algo. A lógica deles, aplicada às corporações, é essencialmente no treinamento de pessoal, mas pode ser utilizado para aumentar a eficiência das equipes e também reciclagem técnica.
3. Use efeitos especiais divertidos
Usar bons efeitos especiais pode ser uma excelente forma de quebrar a monotonia de um vídeo corporativo, mas isso deve ser feito com profissionalismo e cuidado. O exagero nos efeitos especiais pode causar poluição visual e gerar o resultado contrário ao esperado.
Portanto, o recurso de efeitos especiais deve ser trabalhado pela produtora dentro da temática geral e sem extrapolar a margem de otimização. Aqui, a experiência de mercado conta muito, para saber como e quando inserir esse tipo de técnica nos vídeos corporativos.
4. Faça referências a memes e virais
Uma das ideias para videos corporativos que tem ganhado mais espaço é o uso de referências a memes ou virais da internet, assim como ícones da cultura pop. Esse tipo de recurso causa identificação imediata e pode garantir excelentes resultados com a equipe.
No entanto, é preciso alguma atenção aqui para não usar os memes e virais em contextos errados ou fora da sua interpretação, além de se levar em conta que esse tipo de vídeo é criado para ser usado intensamente por um período mais curto de tempo, visto que os memes e virais da internet acabam esvaindo-se rapidamente.
5. Crie animações
Outro recurso fantástico para utilizar em vídeos corporativos é a animação. Hoje, com o avanço da computação gráfica e tecnologia, as produtoras possuem know-how e equipamentos capazes de produzir bons desenhos em animação, o que facilita muito o desenvolvimento de diversos tipos de vídeos corporativos.
Como podemos ver, sua empresa não precisa ficar presa a apenas uma das muitas ideias para vídeos corporativos. É possível ser criativo e autêntico, aumentar o engajamento e interesse da equipe, além de produzir materiais de qualidade disponíveis sempre. Invista!