O consumo de vídeos vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos tempos. Hoje em dia, a maioria dos conteúdos comerciais e de entretenimento são baseados em mídia audiovisual, estando ao alcance das mãos de todos que possuem, ao menos, um smartphone.
Plataformas de vídeo já são, disparado, a principal escolha dos expectadores, que estão deixando de lado os meios tradicionais, como a televisão aberta. Esse cenário só tende a crescer nos próximos anos.
Neste artigo, vamos falar mais sobre esse crescimento acelerado do consumo de vídeos e como a comunicação audiovisual pode ajudar sua empresa. Confira!
Os números do vídeo online
Todo estudo sobre o consumo de vídeos online chega sempre à mesma conclusão: os números não param de crescer. Segundo uma pesquisa do YouTube, em 2017, o brasileiro passa 15,4 horas por semana, em média, assistindo a vídeos na plataforma. Isso significa um crescimento de 90% em comparação aos três anos anteriores.
Considerando o interesse dos entrevistados, o YouTube registra a preferência de 42%, seguido de WhatsApp (20%), Netflix (15%) e Facebook (8%). Só então, aparecem as plataformas tradicionais de TV paga (7%) e TV aberta (6%). Na pesquisa, o consumo de TV só está à frente do Instagram (1%), que na época ainda não havia lançado o IGTV.
Para se ter uma ideia do crescimento, entre os anos de 2014 e 2017 o número de horas semanais assistidas se manteve estável para TV (21,9 para 22,6). Enquanto isso, os vídeos da web cresceram de 8,1h por semana para 15,4h. Isso sem contar que 87% dos entrevistados declararam estar conectados à internet enquanto a TV está ligada.
Marketing digital e vídeos online
Esse cenário de crescimento do consumo de vídeos online não influencia apenas a maneira como as pessoas consomem conteúdo, mas, principalmente, como as empresas se comunicam com o seu público-alvo.
Por isso, trazer um conteúdo de cada vez mais qualidade para o seu consumidor, principalmente em vídeo, é tão importante atualmente. Para se ter uma ideia, 83% dos consumidores compartilhariam um vídeo criado por uma marca (State of Video Marketing, 2017).
O efeito viral de publicações em redes sociais também funciona como um fator atrativo para as empresas. Se vídeos amadores interessantes já têm um poder de compartilhamento grande, imagine o conteúdo de uma marca, bem elaborado por uma produtora de vídeo?
Produções corporativas
A possibilidade de produzir conteúdo em vídeo não é interessante apenas para as estratégias de marketing digital. Muitas empresas investem na criação desse tipo de mídia para veiculação interna, por exemplo.
Dos vídeos institucionais aos treinamentos e videoaulas, a comunicação audiovisual vem ganhando um grande espaço nas empresas. Até mesmo reuniões podem ser feitas utilizando esse tipo de recurso!
Cada vez, o público mais prioriza esse tipo de linguagem, em detrimento a conteúdos escritos, por exemplo. Por isso, investir na produção de vídeos é uma estratégia que abre muitas oportunidades de crescimento para qualquer empresa!