Afinal, o que é preciso para abrir uma franquia?

Se você está pensando em abrir uma franquia, veio ao lugar certo. Neste artigo explicaremos tudo o que você precisa saber para ter seu negócio. Em primeiro lugar, é necessário que o empreendedor entenda dos processos burocráticos para que seu empreendimento seja regularizado. A partir disso, você estará preparado para usufruir dos benefícios de ter a sua independência financeira.

É preciso seguir por algumas etapas para abrir uma franquia. Primeiro, é necessário fazer uma análise da COF (Circular de Oferta de Franquia), documento no qual constam as principais informações do negócio. O segundo passo é a assinatura do contrato. Depois, deve-se realizar o registro do contrato social ou requerimento de empresário. Além disso, é preciso entregar no Cartório de Pessoa Jurídica os documentos referentes ao perfil da empresa.

Após esses passos, o franqueado deve comparecer à Junta Comercial para preencher e entregar fichas e formulários. O contrato será formalizado com as assinaturas dos sócios e, logo após, é entregue a constituição da franquia. Agora que já sabe dos trâmites burocráticos, vamos entender os benefícios de abrir esse tipo de negócio? Continue com a leitura!

Confira os benefícios de abrir uma franquia:

Se você está em dúvida se realmente vale a pena abrir uma franquia, vamos te apresentar os principais benefícios em investir nesse negócio. Ao se tornar um franqueado, é possível contar com uma estrutura completa e constante, pois você passa a ser o patrão de uma empresa que já está consolidada no mercado. Além disso, seus funcionários contam com treinamento específico para exercer a função com excelência.

Ao fechar negócio com o franqueador, você já passa a ter o layout e a identidade visual que já são de conhecimento das pessoas. E não é só isso, seu negócio ainda é alocado em um ponto estratégico para que atraia clientes com mais facilidade. Muitas dessas empresas também já contam com ações de marketing personalizada. Por isso, o risco de fracasso acaba sendo pequeno.

Para saber se seu negócio está no caminho certo, também é possível contar com a análise de investimento, pela qual é possível saber as conjunturas positivas e negativas do empreendimento. Dessa forma, é possível traçar as estratégias com mais facilidade.

Caso precise realizar um financiamento para melhorar sua companhia, saiba que as franquias contam com aquisição de empréstimos facilitada nos bancos. Isso é possível pelo fato de o negócio ter baixos índices de falência.

Veja o perfil de sucesso de um franqueado

Vimos que os benefícios de ser um franqueado são inúmeros, não é mesmo? Mas, antes de abrir uma franquia, é necessário saber se você tem o perfil esperado para a empreitada. Pensando nisso, listamos as principais características que o empreendedor deve ter. Confira:

Liderança — profissional com noção de gestão e que seja apaixonado pelo que faz;

Organização — saber gerir o negócio da melhor forma, para evitar desperdícios de produtos e dinheiro, por exemplo;

Compromisso — ter responsabilidade em tudo que fizer, para passar credibilidade ao cliente);

Motivação — não se deixar abater durante uma dificuldade, além de estimular a equipe a dar sempre o seu melhor no trabalho;

Planejamento estratégico — traçar metas a serem alcançadas, visando o crescimento e sucesso da franquia.

Além disso, é necessário que o empreendedor domine alguns conceitos básicos de administração, como controle e receita de custos. Uma boa relação interpessoal também é indispensável. Da mesma forma que deve ficar atento às oportunidades de negócio e novas ideias para aprimorar o empreendimento. 

Abrir uma franquia não é uma tarefa difícil, basta você ter atenção às informações que apresentamos no texto e seu sucesso será garantido. Esse tipo de negócio é a melhor opção para quem deseja virar empreendedor, visto que ele gera maior segurança ao franqueado, pelo fato de ser uma marca já consolidada no mercado.