COMUNICAÇÃO INTERNA E ENDOMARKETING: COMO INOVAR COM VÍDEOS?

Você consegue imaginar como o vídeo de uma visita ao zoológico revolucionou o mundo? Pois bem, foi exatamente o que aconteceu no dia 3 de abril de 2005, quando Jawed Karim, um dos criadores do Youtube, fez o upload do primeiro vídeo do site. Desde então, o uso de vídeos cresceu exponencialmente, criando, entre outras coisas, melhores possibilidades de comunicação interna e endomarketing para as empresas.

Embora a criação de vídeos já fosse uma prática antes do YouTube, foi a plataforma e o desenvolvimento da internet de alta velocidade que tornou o audiovisual um forte instrumento de divulgação e de uso corporativo e empresarial. A utilização dos vídeos faz muita diferença quando falamos de comunicação e marketing.

Você sabe como usar vídeos e tornar os colaboradores de sua empresa mais produtivos, engajados e inspirados? Descubra com este artigo!

Vídeos de apresentação

Vídeos são dinâmicos, facilitam a comunicação e a absorção do conteúdo. Além disso, é sempre possível reapresentar o mesmo material. A longo prazo, isso representa uma economia de tempo dos colaboradores e de custos envolvidos. Afinal, por que organizar a mesma palestra todos os meses para novos empregados, quando é possível ter um vídeo produzido especialmente para essa situação?

Vídeos de apresentação são mais interessantes para mostrar a empresa, as áreas e as dinâmicas do trabalho para os profissionais que estão chegando. Além disso, também são uma forma de otimizar o tempo dos antigos colaboradores e criar um padrão para receber os novos.

Vídeos de treinamento

Os vídeos de treinamento são excelentes para facilitar, padronizar e otimizar o aprendizado. Essa utilização vale tanto para novos colaboradores, como para as situações em que é preciso oferecer treinamentos, assim como para uma reciclagem geral.

Além disso, com um armazenamento em nuvem e servidores remotos, é possível deixar os vídeos sempre disponíveis aos colaboradores, o que facilita o acesso, permite o aprendizado contínuo, aumenta a comunicação interna e, pela qualificação oferecida, mostra-se uma excelente estratégia de endomarketing.

Vídeos institucionais

Por que usar extensos manuais quando se pode fazer vídeos dinâmicos e explicativos sobre as práticas institucionais? As facilidades da imagem em movimento são muitas quando se trata de demonstrar as boas maneiras, as regras internas, o código de vestimenta e as demais regras da empresa.

Os vídeos institucionais, assim como os de treinamento, podem ficar permanentemente disponíveis. Mesmo que os manuais escritos continuem sendo úteis, um bom vídeo pode despertar mais interesse, melhorando a comunicação interna e endomarketing ao aproximar o colaborador da empresa e dos demais empregados.

Vídeos de TVs corporativas

Para além dos vídeos institucionais, as TVs corporativas são programações que passam diariamente em aparelhos de televisão dentro da empresa. É como ter um canal interno de TV, que pode ajudar a criar proximidade e engajamento com os colaboradores, o que é essencial para um endomarketing eficiente.

Essa programação pode estar disponível em um serviço de nuvem ou ser transmitida somente em um determinado horário. Essa decisão depende da estratégia de marketing, mas ambas as opções podem ser muito bem sucedidas.

Afinal, se uma imagem vale mais que mil palavras, um bom vídeo vale pelo menos um milhão delas! Com uma estratégia bem planejada e um serviço profissional de imagem e som,é possível aumentar a comunicação interna e endomarketing exponencialmente!