Se você é do mundo da comunicação, já sabe que o vídeo marketing é o formato de conteúdo que tem crescido mais recentemente. Assim, também já deve ter se deparado com motion graphics, mesmo sem saber o que é.
Também conhecido como motion design, pode se pensar nesse tipo de animação enquanto um design gráfico que ganhou movimento por meio da animação. Ele é criado juntando-se fotos, imagens, textos e outros tipos de vídeo para compor um produto que tem um grande impacto visual.
Se você ainda está em dúvida se motion graphics funcionam, é só lembrar do vídeo “Dumb Ways to Die”. Criado pela Metro Trains Melbourne como um vídeo instrutivo para segurança, ele viralizou na internet e acabou ganhando vários prêmios, inclusive no Festival de Cannes. Confira aqui quais são os objetivos, vantagens e usos do motion design no mercado.
Objetivos dos motion graphics
Embora utilize técnicas de animação e cinema em sua criação, o motion design se diferencia por ser não ter um roteiro ou história definidos. O motion tem uma mensagem no lugar disso. Nisso se assemelha mais ao design gráfico.
Assim, o objetivo principal aqui é transmitir uma mensagem. Logo, os elementos que o compõe devem ser escolhidos para ampliar a mensagem que se deseja passar. Voltando ao “Dumb Ways to Die”, a mensagem era: “Tenha mais cuidado com sua segurança”. Assim, todos os elementos reforçavam isso, da letra da música ao modelo dos personagens.
Vantagens do motion design
Se você está pensando no por que não fazer um vídeo ou uma animação logo de uma vez, saiba que o motion design tem vantagem em relação a ambos, sendo mais vantajoso em si mesmo.
Para se fazer um vídeo para treinamento, por exemplo, é necessário contratar atores, locações, equipe técnica, entre outros. Sem contar que certos casos, principalmente em vídeos de segurança, a filmagem é difícil. Isso tudo torna o processo mais caro.
A diferença em relação à animação tradicional é mais sutil, já que as técnicas são as mesmas. Entretanto voltamos para a questão principal: os motion graphics são criados especificamente para se passar uma mensagem, logo, a sua estrutura é mais própria para isso. Assim, é uma ótima opção para vídeos corporativos.
Usos no mercado
Por seu custo reduzido, o motion design é usado em várias áreas diferentes, e em cada uma tem uma função específica. Ele aparece até mesmo em conjunto com vídeo e animação tradicionais, como vamos ver a seguir.
Televisão e cinema
Muitos filmes e programas de tv tem uma pequena animação antes do título, ou enquanto passam os créditos finais. Essa animação normalmente é um motion graphics que procura resumir o que se deve esperar do filme ou programação a seguir.
Música
Muitos videoclipes são feitos usando motion design. Eles aderem ao tema da música sem se prender a um roteiro, deixando a experiência mais focada no sentimento que a melodia e a letra pretendem passar.
Publicidade e Web
Por fim, o lugar em que o motion design realmente domina é na publicidade, principalmente na Internet. Como permite uma fácil integração da identidade visual da empresa com o vídeo, o motion design está em todos os lugares. O que começou apenas como banners animados hoje fazem parte de canais do Youtube, são compartilhados no Facebook e se tornam stories no Instagram.
Como podemos ver o motion design é uma técnica que deve ser valorizada em seus próprios méritos. Vimos alguns exemplos de uso e suas vantagens e objetivos. Os motion graphics estão cada vez mais difundidos e não há por que não adotar.