VOCÊ SABE COMO MONTAR UM BRIEFING PARA A SUA PRODUTORA?

Não é novidade a importância do vídeo marketing atualmente. Basta abrir o Youtube, Instagram, Facebook, fazer uma busca no Google e você verá um vídeo. No entanto, a popularidade do formato também requer uma maior profissionalização, para lidar com a acirrada competição pela atenção do consumidor. Justamente, é importante saber como montar um briefing para sua produtora.

Um briefing é um termo do marketing que cuja tradução literal significa instrução. É um guia sobre as expectativas da campanha e o que é necessário para a produtora desenvolver um vídeo de qualidade, seguindo um padrão condizente com a empresa ou organização. Logo, é um instrumento extremamente importante, que poderá ser decisivo para o sucesso do seu vídeo.

Para saber como montar um briefing de sucesso para sua produtora, continue lendo nosso artigo!

Alinhe as expectativas

O primeiro passo é alinhar as expectativas com os vídeos em relação à produtora. Para isso, o ideal é estabelecer as bases do briefing em uma reunião direta entre a produtora, a agência e o cliente, a fim de conseguir equalizar os interesses de todos, dentro dos prazos e orçamentos disponíveis (como falaremos mais adiante).

Assim, nessa reunião, é importante fazer perguntas para conhecer a marca, a ideia da campanha e o trabalho em vídeo, estabelecendo um piso comum para metas e objetivos. Essa etapa poderá poupar potenciais controvérsias futuras.

Defina o tema central

A produção de uma campanha de vídeo marketing conta, em geral, com diversas filmagens. Embora diferentes, é preciso dar a qualquer campanha um eixo central, ou seja, um tema que permita a semelhança e identificação por parte do público-alvo. Essa temática torna os vídeos complementares e dá mais valor ao produto.

Portanto, o briefing deve conter essa informação, criando parâmetros gerais e específicos sobre o conteúdo a ser produzido em vídeo. Esse tipo de definição é de grande auxílio para todos os envolvidos e evitará problemas futuros, como fugir da inspiração inicial ou dos moldes da campanha.

Segmente o público-alvo

Toda campanha de marketing deve trabalhar dentro da segmentação de público-alvo. Para as campanhas de marketing digital e, principalmente, de vídeo marketing, isso é imperativo. Segmentar o público-alvo é definir a parcela da audiência que se deseja atingir, com base em critérios como: faixa etária, gênero, condição sociocultural, grau de escolaridade, localidade, entre outros.

O briefing deve conter essa segmentação, realizada preferencialmente com estudos de mercado, pesquisas de perfil de consumidor e natureza do produto ou serviço oferecido. Isso tornará o trabalho da produtora mais direcionado e com uma linguagem mais precisa. O uso de buyers personas (consumidores ideais fictícios) é altamente recomendado.

Estabeleça os prazos e orçamentos 

Todo briefing deve estabelecer um prazo e determinar o orçamento disponível. Isso ajuda tanto a produtora a organizar o trabalho quanto a agência ou cliente sobre as suas expectativas. Essas duas informações são imprescindíveis para a criação do cronograma de atividades e na produção de qualidade dos vídeos.

Aponte as referências

Outro ponto muito útil, quando se trata de montar um briefing, é apontar para a produtora as referências, ou seja, trabalhos ideais que sirvam de inspiração e modelo geral. Contudo, é igualmente importante entender que as referências não são para serem copiadas, mas sim para facilitar a compreensão do que se espera no trabalho final.

Entender como montar um briefing eleva a qualidade do trabalho, facilita a comunicação e garante que as expectativas sejam cumpridas, de forma profissional e com qualidade.