Os vídeos institucionais são cada vez mais comuns. Inclusive, se tornaram uma forma bem dinâmica e relativamente acessível, com a tecnologia atual, de promover as empresas.
Muitos empresários ainda se preocupam com o orçamento de vídeo institucional ser muito alto, mas produtores audiovisuais sabem que uma produção pode se adequar ao bolso de cada organização sem perder a mensagem.
Afinal, alto custo não significa necessariamente qualidade. A questão é saber como adequar os objetivos do cliente à verba disponível para você realizar a produção do vídeo em questão e quais são os diferentes formatos que podem ser utilizados.
Confira, na continuação do nosso post, como é possível criar um excelente vídeo institucional equilibrando a qualidade e o orçamento.
Seja realista
Primeiramente, é preciso ser realista com o cliente quanto às expectativas com o vídeo institucional, sem prometer grandes produções que seriam impossíveis com o orçamento disponível.
Mesmo com as novas tecnologias mais acessíveis e as diversas possibilidades de formatos que surgiram, há certos limites que não serão alcançados com um orçamento muito restrito.
O ideal, nesses casos, é oferecer soluções criativas e baratas, que possam garantir o resultado que se espera sem perder o padrão de qualidade. Muitas dessas soluções podem ser o uso de novas tecnologias e técnicas diferenciadas.
Saiba os custos envolvidos
Produzir vídeos institucionais tem diversos custos envolvidos que nem sempre são muito óbvios para os clientes. Isso precisa ser levado em consideração na hora de apresentar a proposta à empresa — inclusive, mostrando o que se destacar neles.
Nesse sentido, os custos mais óbvios são de locação, equipamentos e produção. Isso porque são os mais visíveis, que o contratante consegue efetivamente ver.
Além deles, há roteiro, edição, programação, logística e contratação dos diversos profissionais envolvidos que precisam ser explicitados na proposta e no contrato, a fim de evitar surpresas.
Escolha o formato ideal
Existem vários formatos para vídeos institucionais e corporativos. Além dos modelos de discurso do dono e treinamento, temos o uso de animações, de faça por si mesmo, storytelling e web, entre outros. Cada um deles tem um custo diferenciado e pode ser interessante apresentar diversos orçamentos, garantindo uma gama de opções.
Saber apresentar as opções de formato e as possíveis técnicas empregadas na produção para otimizar o resultado pode ser uma saída criativa e acessível para se adequar ao orçamento de vídeo institucional e impressionar o potencial cliente.
Apresente a proposta completa
Ao apresentar uma proposta de produção audiovisual, é muito importante ter atenção para abordar todos os detalhes possíveis, a fim de evitar retrabalhos e reedições posteriores.
Muitos dos problemas de orçamento vêm da ausência de compreensão mútua na negociação e da necessidade de adaptação posterior.
Além disso, é imprescindível ter consciência de que os clientes não têm conhecimento técnico aprofundado. Logo, é preciso explicar na proposta todos os termos, as etapas, os custos envolvidos, a equipe profissional que poderá ser contratada etc.
Adequar o orçamento de vídeo institucional com a qualidade e a mensagem pode demandar criatividade. De fato, isso é um grande diferencial para qualquer produtor audiovisual. Afinal, deve-se privilegiar sempre a qualidade do próprio trabalho.