É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca. Na prática, são um conjunto de critérios usados pelos algoritmos do mecanismo de busca para decidir quais sites são mais relevantes. Ou seja, quais sites apareceram nos primeiros resultados. Não é só o Google que tem esses critérios, também existe SEO para Youtube e para vários outros buscadores.
O Youtube é o segundo maior buscador do mundo e tem crescido em número de buscas. Com o aumento do consumo de conteúdo em audiovisual, não importa quão bom ou criativo é o seu vídeo, se não usar as técnicas de SEO para Youtube, as chances de alguém o encontrar são muito pequenas.
Para ajudar a sua produção chegar até sua audiência, preparamos este post com técnicas de SEO para Youtube para seus vídeos bombarem na rede!
Escolha a palavra-chave ideal
Tudo começa com a escolha da palavra-chave. Uma busca no próprio Youtube ou em sites, como Google Trends ou Keyword Planner, pode dar uma noção do que está sendo mais pesquisado no momento. Assim, é possível já começar a planejar a estratégia de vídeos para focar nesses temas. Ajuda, até mesmo, quando se está com algum problema para pensar no conteúdo da próxima produção.
Crie títulos adequados e chamativos
O título do vídeo deve conter as informações que o usuário encontrará no conteúdo, assim como a palavra-chave, ao mesmo tempo, ser curto o suficiente para evitar ser cortado. Por mais que criar um título que atice a curiosidade da audiência seja uma boa ideia, um título polêmico ou que não condize com o conteúdo pode fazer com quem esteja assistindo desista de ver no meio do caminho.
Capriche nas descrições
Muitos produtores de conteúdo não utilizam adequadamente o espaço para a descrição. O que é um erro ao fazer o SEO para Youtube, já que os algoritmos do site também escaneiam a descrição ao tentar definir o conteúdo apresentado.
Esse espaço também é lido pelos usuários antes de assistirem o vídeo, principalmente as três primeiras linhas, antes do “mostrar mais”. Assim, crie um texto de no mínimo 250 palavras, lembrando sempre de incluir a palavra-chave, que direcione sua audiência para onde deseja que ela seja encaminhada.
Observe a duração e qualidade
Duas partes críticas na satisfação do espectador ao ver o vídeo são a duração e qualidade da produção. Ninguém quer ver um vídeo com baixa resolução e áudio distorcido. Um produto de baixa qualidade só vai servir para manchar o seu canal. Em relação à duração, o conteúdo audiovisual deve ser dinâmico, e como muitos usuários assistem a partir de mobile, procure manter a duração em até 10 minutos, para não perder o espectador no meio.
Crie playlists
Playlists não são apenas uma ferramenta de organização do seu canal. Elas também têm um papel importante no SEO para Youtube. Além de propiciar que o usuário assista mais de um vídeo por vez, elas também aparecem nas buscas, aumentando a visibilidade de todos os vídeos contidos ali.
Como vimos, para um vídeo fazer sucesso não é apenas uma questão de ter um bom conteúdo. Vários fatores e detalhes contribuem para isso, alguns até que não são percebidos pelo usuário. Assim, quando se está usando essa mídia para divulgar seus produtos, ter uma produtora audiovisual que esteja familiarizada com eles é muito recomendado!
Conheça a LZ Films, uma produtora especializada em vídeos corporativos que fazem a diferença no seu negócio!